A consulta ginecológica de rotina

A visita ao ginecologista deve, idealmente, ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Neste encontro, a médica irá conversar sobre o seu bem estar, frequência de atividades físicas, planejamento familiar, além do exame físico e coleta de exame do colo uterino. Outros exames também podem ser necessários a depender da sua idade, história de doenças na família ou outros problemas de saúde que você tenha.

A partir dos 40 anos já está indicada a realização da mamografia. Este exame é como se fosse um Raio X das mamas e auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame pode ser iniciado mais cedo em mulheres que tiveram familiares de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos — nestes casos, iniciamos as mamografias 10 anos antes da idade de diagnóstico da familiar mais jovem.

A partir dos 45 anos também está indicada a realização da colonoscopia. Este exame faz visualização do intestino por dentro. É possível realizar o diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer cólon-retal, como os pólipos intestinais, além do diagnóstico precoce do câncer de cólon.

É importante levar os exames dos anos anteriores para comparação. A sua saúde sexual também pode ser avaliada. Dores ou desconfortos na relação devem ser comunicadas, pois não são normais.

Photo by Ava Sol on Unsplash

Você já foi ao ginecologista este ano?

[qualquer dúvida deixe nos comentários]

Médica ginecologista e obstetra em Porto Alegre|RS. Especialista em Medicina Fetal e Ultrassonografia. Atuação e pesquisa na área da sexualidade humana.