A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida. Este fungo é considerado parte da microbiota normal do trato genital feminino, sendo assim, a candidíase não é considerada uma infecção sexualmente transmissível.

Os principais sintomas do quadro de candidíase vulvovaginal (pois pode acometer a vagina e a vulva — que…


A azia é um desconforto considerado comum na gestação, podendo acometer de 40 a 80% das gestantes, enquanto que na população geral a prevalência é de 10 a 20%.

A principal causa da azia na gestação é hormonal, pois a progesterona leva ao relaxamento do esfíncter esofágico inferior. …


O trato urinário é composto pelos rins (onde o sangue é filtrado e se forma a urina), ureteres (canais que ligam os rins até a bexiga), pela bexiga (onde a urina é armazenada) e pela uretra (canal por onde a urina é eliminada). …


O exame citopatológico, ou Papanicolaou, consiste na coleta de células do colo uterino com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero ou fazer a detecção de lesões precursoras, geralmente causadas pelo HPV. …


Photo by Reproductive Health Supplies Coalition on Unsplash

O DIU é um pequeno dispositivo que é colocado dentro do útero pelo médico ginecologista. O procedimento pode ser realizado no consultório médico ou em bloco cirúrgico, quando há necessidade de sedação (casos selecionados).

Atualmente temos muitas opções de DIUs no mercado. Podemos dividir em hormonais e não hormonais.

Os…


A visita ao ginecologista deve, idealmente, ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Neste encontro, a médica irá conversar sobre o seu bem estar, frequência de atividades físicas, planejamento familiar, além do exame físico e coleta de exame do colo uterino. …


Geralmente a primeira consulta é realizada na adolescência. A paciente pode ser atendida sozinha ou na companhia da mãe ou outra pessoa de confiança.

Foto: Cris Moreira

Durante a consulta, a médica irá fazer perguntas sobre a sua saúde e bem estar. Conversará sobre o seu ciclo menstrual e presença cólicas e desconfortos. Você receberá orientações sobre higiene íntima e também contracepção.

Aproveite a oportunidade para resolver todas as suas dúvidas! Listinhas são super bem vindas. É importante deixar claro que os assuntos conversados durante a consulta serão mantidos em sigilo, a médica não falará sobre as suas dúvidas e experiências com ninguém.

[Se você ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários]

Nadine Ziegler

Médica ginecologista e obstetra em Porto Alegre|RS. Especialista em Medicina Fetal e Ultrassonografia. Atuação e pesquisa na área da sexualidade humana.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store